15-11_Destaque

O equilíbrio entre a tecnologia e outras atividades

Olá, papais e mamães!

A tecnologia está cada dia mais presente em nosso dia a dia e, também na vida dos pequenos. Diante disso, precisamos saber como e quando eles devem usá-la de forma saudável, explorando os benefícios que ela pode trazer para a vida da família. Darei algumas dicas para encontrar esse equilíbrio entre o uso da tecnologia na vida das crianças e outras atividades que também são super importantes. Deem só uma olhada:

  • 1) Estabeleça horários

O ideal é que a criança só tome contato com os jogos eletrônicos depois dos 2 anos, e, ainda assim, é importante que o tempo de exposição por dia seja controlado. Combine com os pequenos uma quantidade de horas diárias para assistir TV ou brincar com joguinhos no celular e vídeo game e mostre a eles outras possibilidades de diversão sem a tecnologia! Lembre-se que é muito importante ser o exemplo e não ficar muito tempo usando aparelhos tecnológicos quando estiver perto das crianças.

  • 2) Crie regras sobre o que usar

Hoje em dia existem muitos aplicativos educacionais ou mesmo jogos em que as crianças aprendem brincando. Saiba o que o seu filho está usando, pesquise e participe desses momentos criando regras sobre o que ele pode ou não jogar/usar. Essa é uma maneira de usarmos a tecnologia a nosso favor. No computador e tablete, por exemplo, é possível colocar filtros restringindo o acesso a alguns sites que eles não devem visitar. Existe uma plataforma chamada Kidrex: http://www.kidrex.org/, disponibilizada pelo Google para que as crianças possam fazer as suas pesquisas de forma segura e lúdica.

  • 3) Na hora de comer e na hora de dormir

Existem pesquisas que mostram que usar dispositivos tecnológicos pouco antes de dormir ou durante a alimentação atrapalham o bom funcionamento do nosso organismo e podem ser prejudiciais à saúde dos pequenos. Aproveite esses momentos para fazer outras coisas importantes na relação com as crianças: na hora de dormir, vocês podem ler um livro juntos e na hora das refeições, podem conversar sobre como foi o dia de cada um.

  • 4) Não troque a tecnologia por outras atividades

Correr, pular, brincar de pega-pega, pular corda, pique esconde, todas essas brincadeiras que não envolvem tecnologia e que, geralmente, são feitas em grupo trazem diversos benefícios aos pequenos, que não são substituídos por atividades que usam de tecnológicos. Incentive sempre os seus filhos a brincarem fora de casa e junto com amiguinhos e mostre a eles como também pode ser super divertido.

O que acharam das minhas dicas? Vocês tem mais algum truque para o bom uso da tecnologia na vida dos pequenos?
Beijinhos de morango! <3

Comentários