14_09_destaque

Como falar de diversidade e respeito com as crianças

Olá, mamães e papais!

O aprendizado na escola é muuuito importante na infância, porém, é essencial que em casa alguns temas sejam abordados. Os pais são os maiores responsáveis por repassar os valores e os bons ensinamentos aos filhos, por isso, separei algumas dicas que irão ajudá-los a falar de diversidade e respeito com as crianças.

– Você é a maior inspiração para a sua família, por isso, precisa ser um grande exemplo em casa. Comece observando as suas próprias atitudes, corrigindo os seus erros e tendo sempre respeito pelos outros, dentro ou fora de casa, mesmo estando longe das crianças.

– Respeite e aceite os diferentes interesses e estilos entre os seus filhos. Se você tem uma filha que gosta de brincar de carrinho, por que proibi-la? Ou se o seu filho quer deixar o cabelo crescer, por que implicar com isso? Ao tratar esses assuntos com naturalidade, as crianças também irão aprender a lidar com as diferenças e peculiaridades e assim, respeitá-las.

– Existem muuuitos livrinhos, desenhos e filmes que abordam temas como o preconceito e a discriminação de uma forma educativa. É um modo suuuper legal de mostrar às crianças que respeitar os outros e fazer o bem é muito divertido!

  • Assista ao meu desenhinho no YouTube: http://goo.gl/M2fzCU e leia o meu livrinho “Moranguinho no Mundo dos Sonhos”, da Editora Boa Nova, que fala sobre amizade, igualdade, respeito e outros valores!

– Levar as crianças a bibliotecas, teatros, museus ou ouvir músicas de vários lugares e estilos são ótimas formas de apresentar a elas novos conhecimentos e diferentes culturas!

– O mais importante é sempre conversar com os seus filhos e repassar valores como compreensão, solidariedade, tolerância, amizade e acima de tudo, respeito! <3

Gostaram das minhas dicas?

Se vocês souberem outras formas de falar sobre diversidade e respeito com as crianças, comentem, aqui!

Beijinhos de morango! <3

Comentários