13_03_destaque

Como explicar a separação dos pais para as crianças?

Olá, mamães e papais! 🙂

Sabemos que as crianças absorvem diversas informações ao seu redor e, por isso, é necessário muito cuidado na hora de tratarmos de alguns assuntos com os pequenos, como falar sobre a separação de um casal. Confiram abaixo algumas dicas que irão ajudá-los a explicar melhor essa situação com mais atenção:

Não envolva a criança nos seus problemas pessoais!
Tente não brigar na frente do seu filho ou ficar envolvendo-o na história, pois deixá-lo no meio das discussões poderá ser muito prejudicial para seu desenvolvimento emocional. Além de deixá-lo ainda mais confuso, causará um sofrimento ainda maior, podendo afetar o seu inconsciente.

Quando revelar a notícia?
É muito importante que os pais entrem em um acordo e tenham certeza de seguir o que foi decidido antes de comunicar a criança. Conte só após ter a confirmação de que a separação irá ocorrer, pois ela não possui um desenvolvimento cognitivo-afetivo para entender tudo o que está acontecendo.

Onde falar com a criança?
Escolha um lugar calmo em que o seu filho sinta-se confortável para perguntar e conversar.  É muito importante que os pais estejam juntos na hora, pois isso trará uma confiança para a criança de que ela não perderá nenhum dos dois.

Como falar da melhor forma?
Leve a conversa com um tom calmo e educativo, explicando sobre o que acontece quando os papais se separam e falando apenas o que é interessante para a criança. Escute-a também, pergunte o que ela pensa sobre isso e responda todas as suas dúvidas. Frases como “Nós decidimos que a partir de hoje seremos apenas amigos” ou “Nós te amamos muito e você poderá ver o papai e a mamãe quando quiser!” ajudam a criança a entender melhor a situação e acalmá-la.

Gostaram das minhas dicas?
Se vocês souberem de outras, comentem aqui!

Beijinhos de morango! <3

Comentários