13-12_destaque

5 passos para definir metas e objetivos com as crianças

Olá, mamães e papais!

O final do ano já está se aproximando, e vocês sabem que com ele veem as reflexões sobre o ciclo que se fecha e também novas metas e objetivos para a fase que se aproxima. Mas vocês sabiam que podemos inspirar esse sentimento nos pequenos desde cedo? Por isso eu trouxe 5 dicas para ajuda-los nessa missão:

  • 1) Sempre consulte a criança

É muito importante manter um diálogo com a criança. Para definir metas é preciso sentar e conversar com os pequenos, para ajudá-los a desenvolver o lado desafiador que as metas instigam em nós. Uma boa dica para fazer isso é usar brincadeiras ou desenhos que os incentive a buscar desafios, mostrando como isso pode ser positivo.

  • 2) Proponha estratégias para atingir o objetivo

Identifique quais são as ferramentas e os métodos que você irá precisar desenvolver com a criança para que ela alcance o objetivo e coloque isso em prática.

  • 3) Seja sempre específico

O quanto mais específica a meta melhor! Por exemplo, se a meta for “ler mais livros” defina uma quantidade “ler 12 livros”. Dessa forma a criança consegue se organizar melhor e tem um ponto de chegada que a mostrará, de forma clara, quando a meta foi atingida.

  • 4) Identifique obstáculos que podem aparecer durante o caminho

Explique às crianças que às vezes os planos podem ser interrompidos por algum problema ou em alguma ocasião especial, e que elas precisam estar preparadas para isso. Seja para ultrapassar os obstáculos ou para entender que às vezes é preciso adaptar a meta.

  • 5) Apoie e dê o suporte para a criança

Uma das partes mais essenciais do processo é que os pequenos entendam que eles não estão sozinhos. Dessa forma, eles sentirão abertura para conversar com vocês e pedir ajuda sempre que necessário. Acompanhar esse projeto de perto é mais uma forma de assegurar que ele seja bem-sucedido e que, ainda mais importante, as crianças aprendam como é incrível definir metas e conseguir alcançá-las.

É aí, preparados para o novo Ano que se aproxima?!
Espero que vocês tenham gostado das minhas dicas!

Beijos de morango <3

Comentários