23-08-destaque_v2

5 dicas para ajudar as crianças a obedecerem

Olá, papais e mamães!

Às vezes pode ser bem difícil fazer com que os pequenos entendam a importância de ouvir e obedecer ao que vocês ensinam para eles. Na verdade, nós sabemos muito bem que vocês sempre estão pensando no bem-estar, na proteção e no que é melhor para eles, e isso não é nenhum segredo. Mas eles nem sempre conseguem compreender isso, principalmente quando são bem pequenos. Por isso eu trouxe hoje algumas dicas para ajudá-los nessa jornada!

1) Não perca o controle
Gritar ou demonstrar a sua irritação e raiva não vai ajudar em nada. Muito pelo contrário, o seu filho não vai deixar de fazer o que não pode e possivelmente vai repetir o ato em outra ocasião apenas para chamar a sua atenção.

2) Use um diálogo contextualizado
Aproxime-se do seu pequeno e converse de igual para igual com ele na hora de explicar o porquê do que você está pedindo. Isso mostrará seriedade e assim ele conseguirá entender as suas razões com maior facilidade.

3) Faça combinados  
Além de explicar as razões das regras que vocês colocam para eles, é preciso que se criem combinados em torno delas: Se você ajudar a mamãe com isso, vamos no parquinho amanhã; se você não fizer o que papai está pedindo ficará sem assistir televisão hoje.

 4) Tenha paciência
Respirar fundo e às vezes até ignorar pequenas bagunças podem ser de grande ajuda. Muitas vezes os pequenos podem até desistir da travessura. Demonstrar que você está sempre neutro com relação às atitudes deles também passa credibilidade e seriedade, o que os ajuda a obedecerem.

5) Seja o exemplo
Mostre a ele, através das suas próprias atitudes, o que você ensina. Deixe que ele o veja organizando as suas coisas, ou indo tomar banho na hora correta. Convidá-lo para realizar as tarefas juntos também é uma ótima dica 😉

Ensinar os pequenos a obedecerem de forma genuína não é uma tarefa fácil, mas uma vez que eles conseguem enxergar isso e colaboram com você, isso se torna muito gratificante. Gostaram das minhas dicas?
Beijinhos de morango! <3

Comentários