22_09_destaque

4 dicas para os filhos ajudarem nas tarefas domésticas

Olá mamães e papais!

Vocês sabiam que incluir as crianças nas tarefas domésticas desde cedo ajuda a desenvolver a responsabilidade, a coordenação motora e a independência delas? Por isso, separei 4 suuuper dicas para os seus filhos os ajudarem nas atividades do lar! Confiram aqui:

*Antes de tudo, é suuuper importante lembrar que a colaboração das crianças deve ser através de tarefas simples, que não comprometam a segurança delas.

1) Comece por tarefas básicas!

Recolher os brinquedos depois de brincar, pendurar a toalha depois do banho e tirar o prato depois de comer, são algumas tarefas simples que devem se tornar um hábito. Além de evitarem a bagunça, eles estarão colaborando com pequenos gestos.

2) Elogie ao invés de recompensá-los!
Não chantageie as crianças em troca de presentes! A melhor recompensa é elogiá-las, parabenizá-las, reconhecer o esforço que elas fizeram por você e agradecer a suuuper ajuda que recebeu. Uma ideia muuuito legal é também deixar recadinhos fofos de agradecimento! <3

3) Crie desafios e brincadeiras!
Se os seus filhos não gostam muito de ajudar em casa, que tal criar uma gincana de tarefas? Como por exemplo: Quem conseguir arrumar os brinquedos da forma mais criativa será o vencedor!

*No meu bloguinho eu ensinei 4 ideias criativas para organizar os brinquedos, e é um jeito muuuito legal de incentivar as crianças!

4) Não crie tarefas específicas de meninas e meninos!

O certo é distribuir as tarefas igualmente para todos! Não é nada legal criar rótulos e todos são capazes de desenvolver diversas atividades! O mais importante é que a participação deles nas tarefas se torne um grande aprendizado para o resto da vida!

O que vocês acharam das minhas dicas?
Comentem aqui se tiverem outras sugestões também!

Beijinhos de morango! <3

Comentários