13_09-Destaque

4 dicas para ensinar às crianças a amarem a natureza

Olá, papais e mamães!

Vocês sabiam que o contato das crianças com a natureza é muito importante? Ele proporciona a apuração dos sentidos e o aumenta o desenvolvimento motor, além de estimular a imaginação e a curiosidade. A criação de um vínculo afetivo com plantas e animaizinhos também os tornará adultos conscientes da responsabilidade de preservar o planeta em que vivemos. Por isso eu trouxe algumas dicas para ajudá-los a incentivar a criançada a ser amiga da natureza <3

1) Cultive uma horta e plantas em casa    
Mesmo que pequeno, esse contato diário com elementos da natureza faz com que as crianças criem e fortaleçam vínculos com eles. Mostrar, na prática, o cuidado e os ciclos naturais ensinam a eles da onde vêm os nossos alimentos e despertam neles a consciência e o amor pelo meio ambiente. Chás, temperos e pequenas frutas ou verduras são ótimas opções!

2) Demonstre amor pelos animais    
Ter animaizinhos em casa também é um facilitador desse contato. Qual criança não fica feliz quando vê um filhotinho? Além disso, cuidar de um bichinho traz lições de responsabilidade, afeto e compaixão. Ao demonstrar que eles são importantes para vocês, as crianças assumirão que eles devem ser tratados com respeito e carinho.

3) Estimule representações da natureza  
Seja através de desenhos, pintura, colagem ou o que eles sentirem vontade de fazer, representar a natureza em sua expressão artística faz com que os pequenos fixem na memória o que foi visto em ambientes naturais e como esse contato foi divertido.

 4) Faça passeios que envolvam o contato com a natureza
Levar, efetivamente, as crianças aos ambientes mais naturais é essencial para estimular essa relação de afeto com a natureza. Quando estiverem lá, expliquem um pouco sobre o funcionamento do meio ambiente, da chuva, dos ciclos e incentivem-nos a usar os sentidos, tocar, olhar, sentir os cheiros e escutar os barulhos da natureza. Vai ser super divertido!

Mesmo que vocês vivam em grandes cidades ou mais distantes da natureza, é possível incluir pequenos focos de contato das crianças com o mundo natural, e isso só traz ganhos ao desenvolvimento físico e emocional delas!

O que vocês acharam das minhas dicas?
Beijinhos de morango! <3

Comentários