08_11_DESTAQUE

4 brincadeiras para espaços pequenos

Olá, papais e mamães!

No dia a dia corrido, é difícil arranjar um tempinho para levar os pequenos ao parque ou algum lugar a céu aberto, não é mesmo?! Às vezes, achamos que pouco espaço significa uma limitação para nos divertirmos com os pequenos, mas isso nem sempre é verdade. Minha dica de hoje são estas 4 brincadeiras que vocês vão poder desenvolver e divertir a criançada dentro de casa!

Preparados?

  • 1) Jogo do movimento

Faça um caminho no chão da sua casa com fita crepe, escolhendo entre linhas retas, sinuosas ou ziguezague. O legal dessa brincadeira é fazer com que os pequenos caminhem sobre as linhas, seguindo o caminho feito por vocês. Outra ideia é brincar com algum carrinho pelos caminhos de fita.

  • 2) Jogo das figuras geométricas

Além de superdivertido, este jogo também estimula o desenvolvimento das crianças. Você vai precisar desenhar algumas formas no chão com uma fita crepe, e pedir para que os pequenos separem os brinquedos ou objetos da casa que se encaixem em cada uma das formas. Ou então, em cada forma as crianças deverão rodopiar 2 vezes dentro do triângulo ou dar 3 pulinhos no quadrado. A ideia aqui é deixar a imaginação fluir e pensar em maneiras de ajudá-los a exercitar a identificação das formas geométricas.

  • 3) Futebol de canudo

Esta brincadeira é bem divertida e pode durar horas. Você vai precisar de: fita crepe, algodão e canudos.

Com a fita crepe você vai desenhar o campo no chão de casa e com os algodões você pode fazer a bola do jogo. Lembre-se é importante criar regras para que o jogo flua bem! Aqui vem a melhor parte: não vale mexer a bola com a mão ou com a boca, apenas com o sopro do canudinho! J Será que os pequenos conseguem?!

  • 4) Concurso de poses

Você deverá desenhar alguns bonequinhos de palito em diferentes posições. Junte a criançada e peça para que um deles reproduza a pose dos bonequinhos da melhor forma que conseguir, enquanto as outras julgam se está parecida ou não. Caso esteja o participante ganha um ponto. Vence o jogo quem tiver mais pontos. O ideal é jogar em turnos, assim todas as crianças podem ser juradas e podem fazer as poses!

Gostaram das minhas dicas? Quando usamos a imaginação qualquer lugar fica superdivertido!
Beijinhos de morango! <3

Comentários