Cópia de 03_02_Destaque

4 brincadeiras inclusivas super divertidas!

Mamães e papais, brincar é uma atividade suuuper importante para todas as crianças, pois estimula o aprendizado e exercita todo o funcionamento do corpo e do cérebro. É brincando que os pequenos iniciam uma interação com o mundo e se relacionam com as outras pessoas.

Por isso, eu separei 4 brincadeiras inclusivas muito divertidas para animar e unir a criançada!

1) Jogo da memória com texturas!
As regras são iguais as do jogo original, porém, as peças são confeccionadas no lugar das imagens e todos ficam com os olhos vendados. Use papelão para fazer as pecinhas e personalize-as usando texturas diferentes que possam ser identificadas facilmente através do tato.

2) Continue a história!

É uma atividade muito legal para ser feita em grupo. Separe uma caixa com vários objetos e brinquedos e monte uma roda com todas as crianças sentadas. A primeira pessoa pega um item da caixa e começa inventando o início de uma história relacionada com o objeto que pegou. Por exemplo: se o objeto for uma BOLA, a história poderia ser: “Era uma vez, uma menina que adorava jogar futebol…”, e assim por diante. O mais legal é usar a imaginação para inventar!

3) Mímica!
Uma dupla escolhe uma mímica a ser feita, e falam e escrevem para os amigos sobre o que é: “uma coisa, um filme, uma pessoa?” e começam a fazer a mímica. A criança que acertar tem direito a fazer uma mímica também e escolher um amiguinho para fazer a próxima mímica junto com ele. Desenvolve as habilidades motoras, o raciocínio lógico e a união entre a criançada!

4) Qual é o sabor?
Com a ajuda de um adulto, o primeiro jogador escolhe um alimento para os outros adivinharem. Todos deverão estar com os olhos vendados. Por exemplo: o primeiro jogador escolheu um cacho de uva e distribuiu uma uvinha para cada um. A primeira pessoa que acertar tem direito a escolher o próximo alimento, sem contar para a turma. É uma brincadeira que além de despertar as atividades sensoriais, como tato, olfato e paladar, também é muito legal para as crianças experimentarem novos sabores.

Atividades inclusivas fazem com que as crianças respeitem a individualidade e valorizem as diferenças de cada um. Além disso, reinventar brincadeiras é muito simples e pode ser muito mais divertido também!

Gostaram das minhas dicas?
Vocês conhecem outras brincadeiras inclusivas? Comentem aqui!
Beijinhos de morango! <3

Comentários