11_10_destaque

3 passos para fazer uma horta com as crianças

Olá, papais e mamães!

Sabiam que cultivar algumas verduras, ervas e legumes em sua casa pode ser mais simples do que vocês imaginam? Além disso, o contato dos pequenos com esse universo estimula uma alimentação saudável e traz noções de responsabilidade e paciência, na medida em que eles precisam cuidar das plantinhas para mantê-las vivas. Eles também passam a entender melhor porque é tão importante cuidarmos do meio ambiente. Com todos esses benefícios, que tal um passo a passo para ajudá-los nessa missão?

  • 1) Use garrafas pet ou um caixote de madeira

Vocês podem comprar vasos e jardineiras, mas fazer o processo com materiais reaproveitados também ensina às crianças sobre a importância da reciclagem. Comece fazendo uma cama fina de pedras ou argila no fundo do recipiente. Se vocês usarem garrafas pet, façam furinhos embaixo para deixar que a água escoe.

  • 2) Terra + adubo

O próximo passo é depositar a terra junto com o adubo, que dará para as plantinhas crescerem fortes e saudáveis, ocupando 2/3 do vaso. Esse momento é ótimo para que as crianças se conectem com a natureza aguçando um novo sentido, o tato, já que elas costumam apenas vê-la e ouvi-la.

  • 3) Mudas e sementes

O melhor momento chegou! Escolham juntos quais serão as plantinhas que vocês vão cultivar na horta. Se vocês escolheram sementes, acrescentem mais uma boa camada de terra por cima. Já as mudas, precisam apenas ter as suas raízes cobertas com mais um pouquinho de terra.

O ideal é que a hortinha fique em um local que bate sol e que vocês reguem pelo menos uma vez ao dia quando estiver muito quente e de dois em dois dias quando o tempo estiver mais úmido, mas uma dica legal é sentir a umidade do solo com a mão para criar uma rotina de rega com a sua hortinha.

Gostaram da ideia de uma horta em casa?
Beijinhos de morango! <3

Comentários